Linguagem Brastemp

O que é

Usa uma linguagem direta e objetiva, a fim de aproximar o consumidor ao desejo de compra. Busca destacar os diferenciais do seus produtos já que possui target com alto poder de comparação.

Especificações

Conteúdo:
– Use frases mais diretas e objetivas;
– Prefira palavras simples, de fácil entendimento;
– Evite a autoqualificação e adjetivos artificiais demais, como “sensacional”, “incrível”, “fabuloso”:
o consumidor Brastemp entende bem do assunto;
– Lembre-se que o target tem alto poder de comparação, procure destacar no texto o que o
produto tem de melhor ou exclusivo para oferecer;
– Incluir um texto legal, se necessário.

Dont’s

– Não use gírias nem linguagem informal demais;
– Não use palavras estrangeiras (exceto para nomes de produtos e features) ou arcaicas;
– Não usar termos técnicos ou pouco conhecidos;
– Não use CAIXA ALTA, pois parece que está gritando;

Onde Usar?

Sites Brastemp;
Sites de varejo;
Redes sociais: fan pages Facebook;
Material de PDV;
Vídeos;
Campanhas;

Exemplos

  • Você sabia que, em média, se abre a geladeira 26 vezes mais do que o freezer? Por essa razão, a Brastemp Side Inverse traz muita praticidade no seu dia a dia, deixando o que você mais usa ao alcance das mãos. E  já que você usa menos o freezer, ele fica na parte de baixo, assim você não esquece mais nada no fundo da gaveta. Modernidade que você gosta com a praticidade que você precisa.

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Linguagem Consul

O que é

Usa uma linguagem casual, com bom humor e sacadas inteligentes, para despertar no consumidor um sentimento de proximidade com a marca. Usa situações do dia a dia e busca sempre um jeito fácil de explicar as coisas.

Especificações

Conteúdo:
– Escreva frases mais curtas;
– Use palavras simples e expressões do dia a dia, exemplo: “né”, “pra”, “ninguém merece!”;
– Prefira “dia a dia” ao invés de “cotidiano”, “limpeza” ao invés de “higiene”, “ajuda”
ao invés de “auxilia”.
– Use frases interrogativas e exclamativas, mas mantenha um equilíbrio;
– Use diminutivos, mas com moderação;
– Incluir texto legal, se necessário.

Dont’s

– Não coloque termos técnicos ou pouco conhecidos; Exemplo: “linha de cocção”;
– Cuide para não ficar com tom infantil; Exemplo: “suas receitinhas mais saborosas”;
– Não use CAIXA ALTA, pois parece que está gritando;
– Não use palavras estrangeiras ou arcaicas;

Onde Usar?

Sites Consul;
Sites de varejo;
Redes sociais: fan pages Facebook;
Material de PDV;
Vídeos;
Campanhas;

Exemplos

  • Quer saber por que a Lavadora Consul Facilite 8kg foi pensada para você? Através do nível fácil, ela te indica a quantidade certa de água e sabão pra lavar suas roupas evitando desperdício, além de ter o programa ideal pra cada tipo de roupa e nível de sujeira, inclusive a função Turbo Lavagem, que agita mais as roupas, sem estragar. E olha que bem pensado: dá pra reaproveitar a água usada na lavadora para outros usos na sua casa, com a Lavagem Econômica. Suas roupas ficam limpas e você ainda ganha com a economia.

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Apresentação da Linha

O que é

O texto de linha apresenta o conceito pensado para um conjunto de produtos, e deve traduzir o principal benefício para a vida do consumidor, como, por exemplo, praticidade, cuidado com saúde ou design diferenciado.

Especificações

Conteúdo:
– Use a linguagem específica da marca (Consul ou Brastemp);
– O foco deve ser no benefício e não no “como funciona” (RTB);
– Destaque o principal benefício desejado pelo target;
– Quantidade de caracteres: textos pequenos, com 200 caracteres (em média).

Dont’s

– Não cite os produtos que a linha possui;
– Não fale de um feature específico; Exemplo: “Na linha Consul Bem Estar a gente pensou na
Horta em Casa para você levar a vida numa boa sem deixar de ser saudável”.
– Não deve depender do suporte de um texto legal; Exemplo: “Na linha Consul Bem Estar, a gente
pensa em cada detalhe pra você levar a vida numa boa sem deixar de ser saudável*.
*Com a Horta em Casa suas verduras são preservadas pelo dobro do tempo!”

Onde Usar?

Sites Consul e Brastemp: inserir o conteúdo na página da linha;
Sites de varejo: página que mostre o conceito da linha e a diversidade de produtos;
Redes sociais: fan pages Facebook;
Material de PDV;
Vídeos;
Campanhas

Exemplos

  • Na linha Consul Facilite você encontra ideias simples e inteligentes que vão facilitar a sua vida e te ajudar a ter um dia a dia sem complicações.

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Apresentação do Produto

O que é

O texto para apresentação do produto deve destacar os benefícios para o consumidor e não, apenas, listar os features existentes.

Especificações

Conteúdo:
– Use a linguagem específica da marca (Consul ou Brastemp);
– Procure despertar a curiosidade no consumidor para um conhecimento mais detalhado
sobre o produto;
– Quantidade de caracteres para descritivos de produtos: textos médios, com 500 caracteres
(em média).

Dont’s

– Não fale sobre todos os features, escolha apenas os principais para destacar no texto;
– Não entregue “como funciona” (RTB); Exemplo: “A geladeira Consul Bem Estar vem com
Horta em Casa. Logo depois de lavar as suas verduras, é só colocá-las na gaveta, que ficará
vedada. Assim, a água das folhas molhadas escorre e produz um ambiente com a umidade
necessária para elas”.

Onde Usar?

Sites Consul e Brastemp: mostra o conceito e os diversos produtos;
Sites de varejo: página que mostre o produto ou outros produtos da mesma linha;
Redes sociais: fan pages Facebook;
Material de PDV;
Vídeos;
Campanhas;

Exemplos

    • O Fogão Brastemp Clean Maxi vem com mesa Flat Top: inspirada nos cooktops, ela é plana, moderna, e com grades individuais, que oferecem segurança e facilidade de limpeza.

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Killer

O que é

O texto killer destaca para o target o que a linha, produto ou feature tem de melhor. Ele tem foco
mercadológico, ou seja, é um texto “vendedor”.

Especificações

Conteúdo:
– O texto killer deve ser tão vendedor quanto uma manchete na primeira página do jornal;
– Escreva uma frase curta, objetiva e rápida;
– Selecione o que mais chama a atenção na linha, produto ou feature;
– Sempre que possível, fale com o consumidor, exemplo: “suas receitas mais saborosas”;
– Procure impressionar o consumidor, mas sem exageros, por exemplo: nunca diga que um
produto é “sensacional” ou “incrível”;
– Use o killer também para despertar curiosidade para o texto descritivo do produto;
– Escreva como se estivesse resumindo todos os benefícios em uma única frase;
– Quantidade de caracteres: até 100.

Dont’s

– O killer não deve ser genérico, ele deve entregar o benefício; Exemplo: “Fogão Brastemp Clean:
mais praticidade no seu dia a dia”.

Onde Usar?

Sites Consul e Brastemp;
Sites de varejo;
Redes sociais: fan pages Facebook;
Material de PDV;
Vídeos;
Campanhas;

Exemplos

    • Ar Condicionado Split Consul Facilite: o jeito mais fácil de ter a temperatura que você quer.

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Descritivo de Feature

O que é

O texto descritivo de feature explica a finalidade, o benefício e, se necessário, descreve
como funciona para validar o benefício.

Especificações

Conteúdo:
– Use a linguagem específica da marca (Consul ou Brastemp);
– Escreva sobre um benefício específico e detalhe como funciona (RTB);
– O texto tem foco explicativo e vendedor, mas não entrega todos os detalhes;
– Quantidade de caracteres: textos pequenos e médios, com 180 até 500 (média).

Onde Usar?

Sites Consul;
Sites de varejo;
Redes sociais: fan pages Facebook;
Material de PDV;
Vídeos;
Campanhas;

Exemplos

    • O grill elétrico é ideal para dourar carnes e aves e gratinar massas, e deixa tudo ainda mais bonito e saboroso.

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Dica de Uso de Feature

O que é

O texto “dica de uso” antecipa possíveis dúvidas dos consumidores sobre usabilidade, limpeza, segurança e instalação. As dicas de uso são selecionadas com base em informações fornecidas pela categoria e dúvidas mais frequentes no SAC.

Especificações

Conteúdo:
– Use a linguagem específica da marca (Consul ou Brastemp);
– Escreva dicas rápidas e objetivas;
– Explique da maneira mais simples possível, sem ser superficial;
– Não use linguagem técnica;
– Quantidade de caracteres: textos pequenos e médios, com 180 até 500 (média).

Dont’s

– Não use linguagem técnica.

Onde Usar?

Sites Consul e Brastemp: conteúdo na página do produto e na página
de dúvidas mais frequentes (SAC);
Sites de varejo: página que mostre o produto;
Redes sociais: fan pages Facebook;
Material de PDV;
SAC: respostas para dúvidas frequentes;
Vídeos;
Campanhas;

Exemplos

    • Para conservar por mais tempo as verduras na Horta em Casa, descarte as sacolas do supermercado, lave as folhas e coloque-as ainda úmidas na gaveta.

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Descritivos SEO

O que é

O termo SEO (Search Engine Optimization) significa otimização de sites para mecanismos de busca. São técnicas para mostrar os sites das marcas na primeira página do Google.

Especificações

Conteúdo:
– É utilizado para a criação de textos dos sites e blogs das marcas, nas descrições de imagens
e nos descritivos dos vídeos do Youtube.
– Usa termos e palavras mais populares, como geladeira ao invés de refrigerador.

Dont’s

– Textos grandes
– Não usar termos técnicos ou pouco conhecidos, pois eles não são buscados pelos
consumidores. Exemplo: cocção.

Onde Usar?

Sites Consul e Brastemp: conteúdo na página do produto;
Blogs Consul e Brastemp: posts sobre produtos ou relacionados;
Sites de varejo: página que mostre o produto;
Descritivos de vídeos.

Exemplos

  • se0

Reduzidos para sites

O que é

Alguns sites, como o “Compra Certa” possuem limitações de caracteres. Pensando nisso, criamos os textos reduzidos, que são trabalhados a partir dos textos otimizados em SEO.

Especificações

Conteúdo:
– Até 250 caracteres;

Dont’s

– Limitação de caracteres.

Onde Usar?

Sites Consul e Brastemp;
Compra Certa;
Sites de varejo.

Exemplos

  • A porta de vidro panorâmico no forno oferece maior amplitude na visualização do prato.

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